Saltar para o conteúdo

Crítica: A Quimera do Ouro

Título: The Gold Rush
Ano: 1925
Realização: Charles Chaplin
Interpretes:  Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray…
Sinopse: Um caminhante viaja até Klondike à procura de ouro, mas encontra muito mais do que isso.

Um filme que comemora da época de ouro do cinema. Em altura de guerra, o cinema era um divertimento precioso para quem assistia. Servia para distrair do mundo horrível de miséria e morte que se vivia. Um herói deste tempo foi a ídolo Charlie Chaplin. O actor, argumentista, produtor, realizador, fazia mesmo de tudo. Mas mais do que isso sabia muito bem fazer rir. A sua personagem de chapéu de coco, bigode curto, olhar negro, fato quase sempre roto, bengala e com andar de pinguim era o preferido de todos. Ainda hoje os seus filmes são memoráveis e já ninguém o consegue igualar. Um desses conhecidos filmes é “The Gold Rush” que mais tarde foi adaptado aos novos ecrãs e em vez de ser mudo, tinha a voz de Charlie Chaplin na narração (o que é difícil imaginarmos a voz dele) já que a maioria dos seus filmes era mudos, passou-se anos a conseguirem introduzirem som nos filmes a preto e branco.

A história é bastante divertida e apresenta quase sempre assim a personagem de Chaplin, um pobre rato, sem sorte em nada, mas com algumas peripécias, encontra o amor e ainda consegue ser bem sucedido. A mistura para um filme de sucesso e que ainda melhor conseguíamos soltar umas valentes gargalhadas. A pesar de já conhecermos o final do filme quando assistimos, é a viagem até lá que torna o filme imprevisível e muito carismático. Existem momentos para tudo. A ação, o drama, o romance e a comédia. Numa época sem efeitos especiais, é divertido imaginar como faziam estas sequências mirabolantes na altura. “A Quimera do ouro” é das melhores obras de Charlie Chaplin e percebe-se facilmente porque, pois queremos sempre ver mais, mesmo apesar de ter sido um filme do século passado, mas que ainda continua tão, mas tão atual. O blogue atribui 4,5 estrelas em 5.

Rating: 4.5 out of 5.

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: