Saltar para o conteúdo

O Último dos Czares

A história da Rússia, nomeadamente este período, sempre me fascinou. Muito devido ao filme de animação, “Anastasia“. A Netflix produziu uma magnífica série documental que aborda o reinado dos últimos da dinastia Romanov. A família real russa há muito estava fragilizada, com um povo em miséria e insatisfeito, a falta de ideais modernos e pacíficos ditaram o seu fim. A morte do czar Alexandre III em 1894, foi o primeiro aspecto fragilizado. O seu filho Nicolau seria o seu sucessor. Mas a sua hesitação e despreocupação para liderar o povo russo foi desmotivante e tomou repercussões negativas durante todo o seu reinado. Muitas falhas cometeu, que podiam ser evitadas. O seu casamento com Alexandra e a sua luta para conseguir um filho rapaz para suceder-lhe o trono, tudo foi apresentado durante seis episódios.

Nesta série de drama e história, temos a explicação dos historiadores e especialistas, mas também uma excelente representação ficcional. Acompanhamos um reinado muito instável com ideias menos conversadores e mais modernas a surgir. O aparecimento do comunismo e o início das revoluções na Rússia. A insatisfação do povo era constante. A chegada de Rasputine à corte, foi a gota final neste mar de descontentamento pelo reinado de monarquia. Além disso quebrou a confiança do czar e da czarina tornando-os de chacota pelos habitantes. O final trágico desta família estava próximo. Quando a abdicação do czar foi a única solução para proteger-se a si, à esposa e aos seus cinco filhos, quatro meninas e o filho mais novo que sofria de uma doença, a sua segurança estava em risco.

Neste documentário acompanhamos os últimos momentos da dinastia de Romanov e o último dos czares. Além disso percebemos quais os momentos que antecederam estes acontecimentos e o futuro da Rússia. Um dos marcos mais importantes do país, que também coincidiu com o começo da 1ª Guerra Mundial. Estes foram dos acontecimentos mais marcantes do séc. XX, principalmente por serem tão sangrentos e radicais.

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: