Saltar para o conteúdo

O caminho para o sucesso de “Star Wars”

May the fourth be with you

Em dia de celebração do fenómeno da cultura pop “Guerra das Estrelas” preparamos um artigo dedicado a todos os fãs e até mesmo aqueles que não são, mas que podem vir a ser. Já lá vão 43 anos desde a estreia do primeiro filme, e este é um franchise que conquistou gerações. Mas afinal o que tornou esta saga um sucesso? Posso não ter todas as respostas, mas vou tentar.

Há muito, muito tempo atrás

Na verdade, não foi assim há muito tempo. Mas a minha alma de fanática decidiu começar assim. Torna-se numa grande referência aos filmes da saga que começa sempre com letras grandes amarelas, num ecrã em profundidade, com contextualização sobre a história. Numa galáxia não muito longínqua, no início dos anos 70, um senhor chamado de George Lucas começou a escrever um conto, que segundo ele era demasiadamente complexo para ser compreendido. Apesar de ainda ser uma história em bruto, e diferente do que conhecemos atualmente, marcava um conteúdo bastante firme. Uma narrativa entre o Bem e o Mal, e uma jornada de um jovem jedi no espaço. Inspirou-se em filmes japonesas futuristas, e em ficção já existente de banda desenhada. Já com experiência na realização, George Lucas, tinha o objetivo de criar um filme do qual as crianças também pudessem assistir. Uma história nova que lhes ensinasse o certo do errado. A falta de filmes nos cinemas para um público mais jovem era uma forte lacuna na altura.

Uma ideia louca

Em 1973, George Lucas terminava o primeiro rascunho do guião do seu filme. Trabalhava oito horas por dia, cinco dias por semana e apontava tudo o que se lembrava, até mesmo nomes estranhos para as suas personagens. A ideia por ser considerada de louca e caricata para a época foi recusada por vários estúdios. Mas o seu criador não desistiu, e apesar de irreal, a 20th Century Fox aceitou a produção do filme com 11 milhões de dólares. O filme desde o início que se esperava ser um falhanço total. Com temática futurista, não era fácil de aceitar no ano de 1977. Mas, certo é que “Star Wars” tornou-se um verdadeiro sucesso e um fenómeno global e que ainda hoje consegue conquistar gerações.

May the force be with you

Nesta história de fição temos um universo vasto de personagens e acontecimentos. No protagonismo temos um jovem louro, que segue uma longa jornada para se tornar jedi. Um vilão com voz estranha que se veste completamente de preto e uma princesa que não necessita de ser salva. Durante tudo isto temos naves espaciais a voar pelo espaço, lutas intergalácticas de sabres de luz e o poder da força. Juntando isso tudo a um argumento completo, com personagens carismáticas e que nos relacionamos bastante, temos um filme bem construído e completo. Começamos pelo meio da história, porque segundo George Lucas o mais interesse acontece aí. Não podia estar mais certo, mas todos os filmes complementam-se para decifrarmos melhor esta fantástica história.

Com nove filmes principais no total, e mais outros dois com histórias paralelas, várias adaptações à banda desenhada, animações e ainda séries baseadas neste universo, temos uma narrativa em constante crescimento. Há quem defenda que devemos assistir à ordem cronológica dos acontecimentos, outros à ordem que foi lançado os episódios. A verdade é que não importa qual a nossa posição, “Star Wars” é sem dúvida um marco importante na cultura pop. Ninguém fica indiferente a este universo. Para muitos é uma verdadeira religião, para outros apenas filmes de ação e para outros passa totalmente ao lado. O que é certo é que todos sabem pelo menos uma referência à saga. Por isso em dia de “Star Wars” que a força esteja com todos.

Categorias

Filmes

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: