Saltar para o conteúdo

Crítica: Diamante Bruto

Título: Uncut Gems
Ano: 2019
Realização: Benny Safdie, Josh Safdie
Interpretes:  Adam Sandler, Julia Fox, Idina Menzel…
Sinopse: Com as suas dívidas a subir e com os colectores à porta, um joalheiro de Nova Iorque falador, arrisca tudo para sobreviver.

O caminho mais fácil nem sempre é o melhor

A oportunidade de Adam Sadler ficar nomeado para um Óscar pela primeira vez, aconteceu com este filme. Um ator que quase ninguém leva a sério, principalmente pelos filmes de comédia que protagoniza, não conseguiu a sua nomeação.

O ator indignado não dispensou palavras contra a decisão da Academia, reivindicando que a sua participação no filme “Diamante Bruto” foi sem dúvida um dos seus melhores trabalhos. Posso afirmar que sim, este foi sem dúvida um trabalho diferente para Sadler, mas não penso que tenha sido melhor do que os nomeados deste ano.

Diamante Bruto” é um filme com produção Netflix que se foca num homem com muitos pecados. Enganador em todos os sentidos, Howard Ratner (Adam Sadler) de forma a esquivar-se das suas dívidas, aposta erradamente, e confia em quem não deve. Howard é um joalheiro na cidade de Nova Iorque que comercializa um determinado tipo de jóias. Escolhas preferidas dos afro-americanos da zona e homens endinheirados com extravagâncias muito próprias. Como é muito falador e persuasivo, só se mete em confusões por não lidar com as pessoas mais corretas. Vive sempre com a faca ao pescoço e nem pela sua própria família, consegue manter-se fora de sarilhos. Howard vive sempre no limite e Adam Sadler foi uma boa escolha para este papel.

Apesar do filme ter sido muitas vezes comentado pela crítica, este é sem dúvida um filme de atores. A narrativa consegue ser muitas vezes frustrante e confusa. A realização liderada por várias pessoas, apresenta visões diferentes o que não favorece o trabalho da fotografia. Muitas das sequências apresentadas são apressadas e ainda com material muito em bruto.

Adam Sadler conseguiu construir bem a sua personagem. Muito energético e carismático, não para calado um segundo e tem sempre a resposta na ponta da língua. Tenta sobreviver a todo o custa às exigências do seu trabalho. E sempre por um fio de navalha. Espero no futuro encontrar mais papeis assim para Sadler, porque conseguiu provar que consegue ir mais além do que a comédia fácil.

Esta obra cinematográfica não é muito completa. Apenas temos um exemplo de um caso isolado de vendedor de jóias que pretende resguardar o seu ouro mais precioso. O resto de como este mundo funciona não houve um desenvolvimento explicativo nessa área.

Diamante Bruto” é um filme intenso, frenético e com ação non-stop. As personagens gritam, e falam alto tal como no mundo real. Apesar de apenas seguirmos os passos de um homem, personagem de Sadler, somos facilmente transportados para o seu mundo e a adrenalina de montanha russa que é viver um dia na sua vida. Não há momentos parados e a energia flui sempre por isso não é fácil perdermos o interesse, contudo a concentração pode ser difícil de manter com tanta informação ao mesmo tempo. O blogue atribui 3,5 estrelas em 5.

Rating: 3.5 out of 5.
Netflix Portugal

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: