O Jardim da Esperança

Título: The Zookeeper’s Wife
Ano: 2017
Realização: Niki Caro
Interpretes: Jessica Chastain, Johan Heldenbergh, Daniel Brühl…
Sinopse: Explicando a história dos donos do Zoo Warsaw, Antonina e Jan Zabinski que ajudaram centenas de pessoas e animais durante a invasão alemã.

Baseado em factos verídicos é o que torna esta história de amor e justiça ainda mais emotiva que nos leva a acreditar no significado da esperança. O filme começa com suavidade e gentileza. A atriz Jessica Chastain interpreta Antonina Zabinski, ela e o seu marido são donos de um jardim zoológico. Com a sua bicicleta percorre os espaço atenta aos novos e antigos animais que carinhosamente gosta de acariciar. Cumprimenta os novos visitantes do zoo, mas logo percebemos a época temporal dos eventos. Estamos em Varsóvia no ano 1939. Depressa o pano colorido, desvanece e torna-se frio e cinzento. Percebemos o contexto histórico. Depois da invasão alemã, durante a Segunda Guerra Mundial, percebemos a história em primeira mão sobre as próprias palavras da protagonista. Este filme foi baseado na obra não ficcional de Diane Ackerman.

O filme apresenta-se de forma muito básica, pois apesar de ser uma história fantástica, Niki Caro não soube aproveitar isso em seu proveito. Não chega aos pés de outras obras cinematográficas sobre os horrores do holocausto como “A Lista de Schindler” e “O Pianista”. Contudo conta a história daqueles que felizmente conseguir ser salvos das terrível guerra que assombrou os anos que se seguiram. “O jardim da esperança” destaca que ainda existe bondade no mundo, mesmo apesar do mal. Um filme sobre amor que está presente em todo o lugar, mesmo para os desconhecidos. Os protagonistas, arriscaram tudo o que tinham só para fazer o mais certo.

Este drama histórico é poderoso, e contra a crueldade nazi, Antonia e o seu marido conseguiram salvar mais de 300 judeus, mesmo debaixo das barbas dos alemães. Não foi tarefa fácil, mas apostaram tudo o que tinham com coragem e força pelo um mundo melhor. Ainda hoje o Zoo de Varsóvia existe e pode ser visitado. O blogue atribui 3,5 estrelas em 5.

Anúncios
beautifuldreams

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s