Um Violino no Telhado

Título: Fiddler on the Roof
Ano: 1971
Realização: Norman Jewison
Interpretes: Topol, Norma Crane, Leonard Frey…
Sinopse: Na pré-revolucionária Rússia, um judeu, preocupa-se com o casamento das suas três filhas enquanto novos ideais correm pela sua aldeia.

O nome não é estranho. “Um Violino no Telhado” começou como uma peça de teatro, escrita por Sholom Aleichem, que após receber a sua adaptação na Broadway conseguiu a fama que lhe esperava. Em 1971 chegou ao cinema e conseguiu 4 Óscares: Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Direcção Artística e Melhor Banda Sonora. Nesta obra cinematográfica onde a comédia se junta ao drama da revolução iminente e de um período negro para a história dos judeus que são obrigados ao exílio do país natal.

No início do séc. XX na pequena vila de Anatevka, na Ucrânia, pertencente ao Império Russo vive pacificamente dividida por duas secções: a judaica ortodoxa e a igreja ortodoxa russa. “Nós não incomodamos, e até agora, eles não nos incomodam”, assim refere o protagonista. Sob o domínio czarista, lá vivem sem  conflitos as duas comunidades, seguindo as tradições estabelecidas. No centro da história temos Tevye (Chaim Topol) um pobre e humilde leiteiro judeu que vive na sua humilde casa com a esposa e as seis filhas. As três mais velhas: Tzeitel, Hodel e Chava já pensam em casamento, mas não aceitam os arranjos de namoro que a casamenteira da vila lhes sugere. Tevye decide escolher maridos para as filhas, mas elas já tem outros planos e tudo sai ao contrário do que o pai esperava. Mas a sua paciência chega ao limite quando a sua filha Chava decide casar com um jovem não judeu. Além disso terá de lidar com a ordem de abandono da vila do czar e na dificuldade de encontrarem um novo local para viverem em paz.

Um Violino no Telhado” apresenta uma fantástica filmografia de época uma reconstrução humilde, mas muito cativante. Pois apesar de ser um filme com uma história comum de tradições da época, apresenta personagens carismáticas e muito interessantes, pois como público ficamos curiosos com o destino de cada um. Com vários momentos musicais e referências importantes, seguimos uma narrativa sobre o amor, família e as tradições. Focando-se muitas vezes no casamento, mas negando o casamento sem amor. A mensagem que reflecte este filme é que o amor é o ponto-chave para um futuro melhor, mesmo apesar das dificuldades que a vida possa trazer. Tendo amor em nós, o caminho torna-se cada vez mais fácil.

“He loves her. Love, it’s a new style… On the other hand, our old ways were once new, weren’t they?… On the other hand, they decided without parents, without a matchmaker!… On the other hand, did Adam and Eve have a matchmaker?… Well, yes, they did. And it seems these two have the same Matchmaker!” 

Este pode ser mais um produto da indústria cinematográfica, mas ainda bem que o fizeram pois assim não conhecia esta fantástica história.  O ator Topol é mesmo a estrela deste filme e o seu desempenho está genial. A música é lindíssima e enquadra-se plenamente. Os momentos musicais são os melhores desta obra. A fotografia consegue apresenta uma época difícil de muita pobreza, e os cenários levam-nos para aquele local, envolvemo-nos inteiramente. Concluindo apaixonei-me por este filme, um clássico não só no palco, mas também no cinema. O blogue atribui 4 estrelas em 5.

golden_star2golden_star2golden_star2golden_star2

Anúncios
beautifuldreams

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s