REVIEW: GAME OF THRONES 8X04

THE LAST OF THE STARKS

E, já estamos a meio da 8ª temporada de GOT. Só faltam dois episódios…

O episódio começa melancólico e triste. Fora das muralhas de Winterfell, Jon Snow faz um discurso sobre os que tombaram, e sobre a sua coragem e saudade que vão deixar nos que ficaram.

null

Já no banquete, existe um ambiente misto de tristeza pelos que partiram e alívio pela guerra que terminou. Embora, outra guerra se aproxima. No banquete, existe convívio e salvas para os heróis, Jon e Arya principalmente. Já Daenerys, dá Storm’s End a Gendry, agora Gendry Baratheon. Apesar de ter sido uma decisão inteligente de forma a ganhar algum respeito dos senhores do Norte, depressa essa euforia se desvanece. Daenerys vê-se cada vez mais isolada e sozinha, com metade do seu exército morto. Tyrion consegue se misturar com os novos aliados, Jon é aclamado pelo povo livre, que o volta a proclamar como o King of the North, para desgosto de Daenerys.  Sansa tem uma conversa bastante interessante com Sandor Clegane. Enquanto ele defende que ela deveria ter fugido com ele quando teve a oportunidade, ela responde que se não tivesse passado pelo que passou, ainda seria aquela miúda ingénua. Condiz com aquilo que Bran já repetiu várias vezes, que o passado de cada um fez com que chegassem até ali. Já o próprio Bran diz a Tyrion que não é senhor de Winterfell, nem será, pois vive mais tempo no passado. Será que vive mergulhado nas memórias de quando a sua família vivia feliz em Winterfell?

 

O amor entre Dany e Jon ainda existe, mas vive um momento estranho, pois Jon parece lembrar-se do grau de parentesco entre ambos e ela pensa somente no seu poder ameaçado por este, apesar de dizer que o ama. E, pede-lhe para não contar a ninguém sobre a sua verdadeira entidade. Dany parece cada vez mais paranóica com o trono e o segredo, e não vê para além disso.

Jon estava decidido a contar à sua família, os últimos Starks vivos, conta pedindo-lhes segredo, deixando Sansa numa situação delicada, ao saber que este é o verdadeiro herdeiro do trono e que pode mudar tudo, enquanto Dany não pode ser confiada aos seus olhos. Arya reforça que não confia nela. Arya tem dons peculiares que a ajudam a perceber a intenção de alguém, se ela diz que não confia, alguma razão deverá ter. Mas, soube tão bem ver 4 Starks juntos, numa mesma cena, em Winterfell. (Sim, Jon será sempre um Stark).

null

Ciente da promessa que fez a Jon, Sansa decidiu quebrá-la, contando ao seu marido e Mão da Rainha Tyrion, sabendo muito bem que a mensagem não ficaria por ali, foi quase como se ela acendesse um rastilho de pólvora e isso confirma-se quando vemos Tyrion a passar a mensagem a Varys. Agora facilmente a mensagem será levada a todos os cantos e dentro de pouco tempo, todos saberão sobre a verdadeira linhagem de Jon Snow. Sansa parece verdadeiramente preocupada com a ida de Jon e do seu exército para Sul. Já Tyrion e Varys discutem o assunto do trono, enquanto Varys dá a entender que não apoia mais Daenerys, Tyrion ainda quer acreditar que ela pode ser a Rainha ideal para o trono. Mas, cheira a traição no futuro, um ou outro. Sansa, mais tarde , recebe um corvo com novidades sobre o exército de Daenerys, e quem estará a atualizá-la?

null

Brienne e Jaime Lannister, era algo que já se estava a prever e acabou por acontecer, envolveram-se finalmente, mas por um curto período de tempo, uma vez que este decidiu voltar para Kings Landing dizendo que não era boa pessoa e assumindo os seus erros, mesmo assim ela pede para ele não ir, mas ele vai na mesma deixando-a destroçada. Jaime terá um papel importante na queda de Cersei, sem dúvida, directamente ou indirectamente. Mas, foi um pouco imprudente de Jaime levar Brienne a abrir o seu coração, para depois deixá-la.

Jon abandona friamente o seu fiel amigo Ghost, deixando-o ao encargo de Tormund que regressa ao norte, este momento deixa-nos com a vontade de bater em Jon, pois conseguimos ver a tristeza de Ghost por este partir sem sequer se despedir dele. Meh, não gostamos de dois dos nossos personagens favoritos serem atirados assim para o lado.

Depois de Gendry proclamar o seu amor por Arya e propor-lhe casar-se com ele para se tornar na Lady of Storm End, esta recusou. Não quer dizer que não venham a ficar juntos, pode viver outro futuro para além do serem senhores de Storm’s End. E, deixou Winterfell com o Hound em direção a Kings Landing, ambos admitindo que não tinham intenção de voltar ao Norte, dando a entender que os dois vão fechar assuntos inacabados. Arya diz que não espera voltar ao Norte, estranho, lutou tanto para voltar a casa e agora diz isso. Estamos preocupadas com a nossa família Stark.

null

Quando a frota de Daenerys com os unsullied se aproxima de Dragonstone, Euron embusca-a e ataca diretamente os seus dragões com as setas gigantes, acabando mesmo por matar um, Rhaegal e destruir toda a sua frota de navios, conseguindo capturar Missandei. Euron reforça assim a sua posição de utilidade para Cersei, esta acabou por presentea-lo dizendo que está à espera do seu filho, quando na realidade sabemos que é de Jaime.

Cersei usa Missandei como isco para uma “negociação”, que na realidade era só mais uma das suas demonstrações de poder, acabando por ordenar ao Mountain para matá-la ali mesmo, em frente a Dany e aos restantes Unsullied, bem como o seu amado Grey Worm. Mesmo depois de Tyrion tentar chamá-la à razão.

As peças do jogo estão cada vez mais baralhadas, com a batalha entre Cersei e Daenerys a tornar-se cada vez explosiva. O ódio de Daenerys é evidente, após perder um dos seus dragões e Missandei. Cersei é a grande vilã da história. Mas, será que Dany estará a enveradar por um caminho semelhante? Com apenas um dragão vivo e um exército cansado e reduzido, qual será o plano de Dany para derrotar Cersei? Mas, Jon também será um elemento a ter em conta nesta guerra. Pois, ele é o herdeiro legítimo do trono, nascido e criado em Westeros, admirado pelo Norte e uma pessoa com honra.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s