American Psycho

Título: American Psycho
Ano: 2000
Realização: Mary Harron
Interpretes: Christian Bale, Justin Theroux, Josh Lucas…
Sinopse: Um bancário executivo abastado, Patrick Bateman, esconde o seu ego alternativo e psicopata. Esconde-o dos seus amigos, colegas de trabalho, enquanto afunda-se em pensamentos cada vez mais violentos e sádicos.

Quase foi complicado acompanhar a sequência da narrativa deste filme. O que pensávamos que era, não foi. Ou será que aconteceu? Um filme totalmente ambíguo que se desenrola como uma sátira social sobre a burguesia da América. Um papel que marcou do percurso do jovem Christian Bale.

Patrick Bateman é um jovem, rico e bem-sucedido chefe executivo que passa a sua vida a fazer tratamentos de beleza de manhã, treinar, almoçar com os colegas e a jantar com diferentes mulheres no restaurantes mais in da zona. Não gosta que o contrariem e considera-se superior a todos os outros. Aliás a sua personalidade narcisista é várias vezes referenciada durante o filme. O que ele esconde é o seu imprevisível ego de assassino e o rasto de sangue que tranquiliza o seu impulso de matar. Apesar de adorar a sua vida de luxo, não é uma pessoa social e daí rejeita todas as presenças que o julguem. Para completar o vazio que sente de uma sociedade oca e pretensiosa, Bateman mata de uma forma muito higiénica, mas também muito selvagem.

Quase como filme de terror, “American Pshyco” é também uma comédia. Um humor negro exagerado, misturado com cenas sangrentas, num filme memorável. Baseado num livro de Bret Easton Ellis, a versão cinematográfica foi mais generosa com a sensibilidade do público do que o original literário. Apesar de não parecer, porque mesmo assim somos abordados com vários momentos violentos.

Considero este um filme profundo. A sua história é forte e os protagonistas carismáticos. Um drama misturado com violência gratuita, muito sangue, e uma pitada de ironia. No final de tudo ficamos a pensar porque não percebemos nada do que se passou e damos por nós a percorrer os principais momentos que marcaram o filme a tentar procurar pistas para o sucedido. Christian Bale está excelente neste papel. O blogue atribui 4 estrelas em 5.

 


golden_star2golden_star2golden_star2golden_star2

beautifuldreams

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s