Os melhores filmes de 2018

Com um ano a terminar fazemos uma retrospectiva do que melhor aconteceu no cinema. Desta vez apresento os melhores filmes relativamente ao seu género cinematográfico. Vamos à lista.

Drama

Roma

O realizador Alfonso Cuarón não é novidade. Já nos habituamos ás suas obras cinematográficas. “Roma”  não se refere à capital francesa, mas sim a uma zona do México, onde Cuarón se inspirou para este filme. Baseou-se na sua infância e deixou-se filmar. A preto e branco sentimos mesmo como se fosse uma memória passada. O realizador, foi roteirista e até editou os planos que achava mais pertinente. Uma história inspiradora que decorre nos anos 70, que tornou-se numa obra-prima de Cuarón.

Comédia

Asiáticos Loucos e Ricos

Além de romper com os tradicionais costumes de Hollywood, “Asiáticos Loucos e Ricos” é uma comédia romântica bastante divertida. Com um elenco totalmente asiático, mas com produção norte-americana este filme é uma autêntica realidade baseada num livro, mas que se torna bastante divertida. Uma força da natureza que conquistou a crítica pelo modo como aborda a temática de uma forma totalmente renovada.

Ficção Científica

Ready Player One: Jogador 1

Uma lufada de ar fresco. “Ready Player One” uma ode à cultura pop  do mundo dos videojogos, filmes e séries de tv. Tudo neste filme tem um propósito. Realizado pelo mestre Steven Spielberg conseguimos perceber várias das referências apresentadas. O recurso ao CGI foi do melhor conseguido, necessário para o sucesso deste filme. O jovem elenco é forte e vão promover um excelente entretenimento. A crítica pode ser lida aqui.

Biográfico

Bohemian Rhapsody

Esperava por este filme há muito tempo. Finalmente alguém teve a coragem de assumir o controlo. Realizado por Bryan Singer, esta obra biográfica de Freddie Mercury, explica o caminho do sucesso da banda Queen, e os obstáculos que tiveram de lidar como uma nova banda de rock. Além dos desafios da banda, conhecemos um lado intimista do vocalista, interpretado por Rami Malek que desenvolveu um Freddie Mercury “quase” perfeito no ecrã. A crítica podem encontra-la aqui.

Animação

Homem-Aranha:  No Universo Aranha

Finalmente um filme que os fãs das bandas desenhadas esperavam ver no cinema. Neste filme de animação, vários universos paralelos do mundo do homem-aranha, juntam-se em apenas um. O traço mais realista do desenho complementa-se quase como se estivéssemos num videojogo e as cores noir prevalecem para criar um ambiente mais estável e capaz. Além da qualidade do CGI, a narrativa bem exprimida é dos factores mais positivos desta obra cinematográfica. Vale a pena conhecer.

Musical

Mamma Mia 2: Here We Go Again

Uma verdadeira surpresa foi este segundo filme musical de Mamma Mia. Uma vibe positiva que se impõe com músicas que todos conhecemos dos ABBA. Ultrapassou o filme anterior sem dúvia e conseguiu criar o seu próprio caminho. Uma comédia musical que nos faz ouvir as músicas em loop contínuo. A crítica pode ser lida aqui no blogue.

Ação

Missão Impossível: Fallout

Tom Cruise lidera novamente mais um filme da saga “Missão Impossível“. Com novos espiões duplos e missões suicidas, Ethan Hunt terá de avaliar o que é mais importante e conseguir salvar a vida de centenas de pessoas. Muita ação, adrenalina e com algum drama conseguimos acompanhar um filme de cortar a respiração. A crítica do filme pode ser lida aqui.

Terror

Hereditário

A surpresa do ano dentro do género. “Hereditário” conseguiu surpreender pelo seu desequilíbrio emocional de uma família perturbada. Nada é fácil de digerir  neste filme, o que o torna ainda mais intrigante e misterioso. Vale a pena conhecer esta obra perturbadora de Ari Aster, que arrisca tudo nesta sua primeira longa-metragem. A crítica pode ser lida aqui.

Suspense

Um Lugar Silencioso

Neste filme realizado por John Krasinski que também é ator, é-nos apresentado uma premissa diferente. Num mundo pós-apocalíptico uma família é forçada a viver em silêncio enquanto se escondem dos monstros super-sensíveis ao som. Interessante assistirmos ao desenvolvimento deste filme que nos consome a cada minuto. Será que todos vão conseguir sobreviver? Como é possível viver sem fazer um ruído que seja? A crítica podem ler aqui.

Aventura

Paddington 2

O ursinho que adora marmelada volta com o seu segundo filme. Nesta aventura Paddington tenta conseguir algum dinheiro extra para oferecer o presente perfeito à sua tia, mas é acusado de um roubo que não cometeu. Na prisão tenta conseguir novos amigos, enquanto a família Brown procura descobrir provas da sua inocência. Um filme carinhoso e familiar que aquece o coração. Paddington é uma personagem generosa que acredita no melhor de cada um. A crítica podem ler aqui.

Romance

Com Amor, Simon

Simon (Nick Robinson) tinha quase a vida perfeita. Amigos que adorava e uma família sempre presente, contudo havia algo que o incomodava. Simon guardava um segredo. Neste drama adolescente, acompanhamos os obstáculos de Simon em contar à família e amigos que é homossexual. Enquanto descobre o amor, fica “preso” num ciclo e pequenas intrigas que afecta  a vida dos outros. Este filme é leve, mas com carisma e diferente do habitual. A crítica podem ler aqui.

Fantasia

Vingadores: Guerra do Infinito

Um filme onde muito aconteceu e que nos deixou de coração partido pelos nossos heróis. Muito foi revelado e ficamos a conhecer ao  lado escondido de Thanos. Esta primeira parte foi um grande culminar de todos estes anos de filmes da Marvel e a continuação chega para o ano. Surpreendente esta narrativa que ainda hoje me arrepia. A crítica podem ler aqui.

Menções Honrosas: Pesquisa Obsessiva, A Todos os Rapazes que Amei, Assim Nasce Uma Estrela.

Anúncios

4 thoughts on “Os melhores filmes de 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s