O Mordomo

Título: The Butler
Ano: 2013
Realização: Lee Daniels
Interpretes: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack…
Sinopse: Enquanto Cecil Gaines serve oito presidentes como mordomo na Casa Branca, vários acontecimentos criam impacto na sociedade americana e mundial. A luta pelos direitos civis, a Guerra do Vietnam e outros eventos que vão afectar a sua vida familiar e social.

Esta é uma história verídica que acompanha oito presidentes dos Estados Unidos da América e uma presença mais pequena em estatuto social, mas grande em opiniões assertivas. Cecil Gaines (Forest Whitaker) era quase nada quando nasceu. Em criança trabalhava nos campos de arroz, mas essa era uma vida de escravo para alguém de cor. Saiu da casa do seu senhorio com o objectivo de ter uma vida melhor. Passou fome e frio até encontrar alguém que lhe desse um emprego. Ser empregado de mesa num hotel. Aí aprendeu os truques para agradar os convidados e a sua presença foi tão marcante que  foi convidado para a função de mordomo na Casa Branca. Cecil não só conheceu a vida pessoal dos presidentes norte-americanos, mas também viveu perante as suas decisões. Crises políticas, racismo, luta pelos direitos civis, guerras, graves impactos que afectaram fortemente a sociedade norte-americana.

Uma envolvente dramática é notória em todos os planos deste filme. Poucas falas, mas assertivas na construção da história. A construção deste filme foi bem pensada, e posteriormente muito bem conseguida. A mensagem que transmite é o ponto mais forte da narrativa. A obediência de Cecil com os seus senhores e a rebeldia compulsiva do filme mais velho de Cecil, Louis que luta freneticamente pelos direitos civis. Cecil devagar conseguiu ter a confiança de homens importantes no governo, o que provavelmente influenciou as suas decisões em situações políticas. Louis emociona com as suas ações de persistência em defender que todos os cidadãos são iguais, independente da cor. Sentimos ódio daqueles que por maldade desejam o mal só por ter um tom de pele diferente. Além disso outras situações difíceis que os cidadãos norte-americanos tiveram de enfrentar nesta época.

O elenco é dos pontos mais fortes. No papel principal Forest Whitaker apresenta uma humildade fenomenal. Oprah Winfrey também não está nada mal. “O Mordomo” pretende sensibilizar, mas mesmo nos tempos atuais ainda existe muito ódio e muito que ainda se pode fazer. O blogue atribui 3,5 estrelas em 5.

golden_star2golden_star2golden_star2golden_star2

youtube https://www.youtube.com/watch?v=2qUZRX7cM24&w=560&h=315%5D

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s