Roteiro Itália – Roma Dia 1 e 2

Roteiro Roma-blogbeautifuldreams

As férias para este ano, já há muito estavam planeadas. Depois de no ano passado decidir-mos visitar Londres (podem ver aqui) este ano optamos por outro país da Europa, Itália. Combinamos com a agência e escolhemos um roteiro de Roma – Florença – Veneza, assim também conhecemos outras cidades. Acordamos de madrugada e a parte mais chata foi a escala que tivemos de fazer entre Porto-Lisboa e por fim a chegada a Roma. Chegamos finalmente à hora meio-dia local e fome já apertava, depois de deixarmos as malas no hotel reservado, mudei logo de roupa para algo mais fresco,  o calor nestes dias foi imenso, acreditem estava-se melhor nos estabelecimentos comerciais do que na rua. Procuramos logo por um restaurante, pois já passava da hora de almoço, pastas, pizzas e gelado, esperavam por nós.

Após almoçar uma excelente massa à carbonara e um gelado de trufas, seguiu-se um expresso (assim é o nome de café curto em italiano). De câmara na mão e sapatilhas nos pés, começamos a explorar. Estávamos mesmo perto do magnífico monumento Coliseu. Ao primeiro domingo do mês não se paga, por isso tivemos sorte. Apesar de a fila estar um pouco confusa à entrada, conseguimos ir para o local certo. Tenham atenção, não se deixem enganar. Perto do Coliseu são várias as empresas com guias turísticos que querem levar a melhor. Indicando que a espera para entrar é de duas horas e se comprássemos o passe deles, entravamos logo. Mas na verdade não foi assim, só demoramos cerca de 25 minutos na fila. Por isso pensem bem, antes de comprar.

Roteiro Roma1-blogbeautifuldreams
No Coliseu

O Coliseu é enorme e conseguimos estar por lá à vontade. Subimos ao primeiro andar para uma vista mais panorâmica. Apesar de estar maioritariamente em ruínas, o Coliseu ainda continua a ser magnífico, e após sabermos as fantásticas histórias que ali tem para contar. O calor estava quase insuportável, e o que nos valeu foi o stock de água que levávamos. A sorte é que nesta cidade conseguimos encontrar várias fontes com água potável pelos locais turísticos e é totalmente gratuito. Só tivemos conhecimento desta informação, no dia seguinte, então neste dia ainda compramos água a um indiano.

Depois do Coliseu e muitas fotos, dirigimos-nos à outra grande área, ao Palatino e Fórum Romano. Mesmo ao lado, não foi preciso andar muito. Muitas ruínas vimos, mas percebemos que cada pedra daquelas conta uma história. Arquitectura, Estátuas, Fontes, Monumentos, os antigos romanos foram uma civilização mesmo grandiosa e fiquei mesmo empolgada de conhecer ao vivo esta parte da História. Foram precisas cerca de quatro horas para conseguirmos ver tudo, e algumas partes foi de uma visita muito rápida, pois os pés já não aguentavam mais quilómetros.

Em Roma, em todos os locais existe animação. Música pelo ar, ritmos e sons de jazz, estátuas vivas e pessoas mesmo com talentos de rua. Depois da visita e fotos em algumas grandes praças e fontes, chegamos a uma das principais. Piazza Navona. Cheia de pessoas, deu para descansar um pouco. Decidimos jantar na praça do Panteão, que só me dei conta muito depois. Jantei uma pizza no Ristorante Night and Day. Estava boa, contudo prefiro as pizzas portuguesas, oferecem uma variedade melhor de ingredientes. Um conselho: se quiserem poupar na viagem: as bebidas nos restaurantes são muito elevadas, o mais económico é mesmo comprar uma garrafa de água de 1l e dividir. A sobremesa só podia ser um gelado e daí escolhemos um espaço de rua muito apelativo com uma diversidade de sabores.

Roteiro Roma-blogbeautifuldreams
Jantar: Pizza

Depois do jantar estávamos a caminho da Fontana di Trevi, conhecida pelo filme “La Dolce Vita“, uma referência de passagem obrigatória. A fonte mesmo de noite é linda, toda iluminada, foi difícil conseguir vez para atirar a moedinha. Depois de muitas fotografias, tive de deixá-la, amanhã iria visitá-la novamente.

No segundo dia em Roma, marcamos uma excursão, para conhecer “Roma Barroca“. Apesar de ser em espanhol foi muito fácil acompanhar. Ter um guia a explicar-nos a história dos locais é bem mais interessante, assim ficamos a conhecer melhor o local e é uma experiência mais completa e interessante. No Largo Argentina, com ruínas romanas, conhecemos a história de como Júlio Cesár foi assassinado naquele mesmo local. Sempre a caminhar a pé, chegamos à Piazza Navona (que já conhecia) mas que desta vez a guia explicou o verdadeiro significado das estátuas. Seguimos até à Igreja de San Luigi dei Francesi onde conhecemos as obras grandiosas de Caravaggio, um aprendiz de Miguel Ângelo.  A próxima paragem foi o Panteão, que desta vez conseguimos entrar. Um espaço religioso, onde pudemos encontrar o túmulo de Rafael, que desejou ser ali sepultado. Na igreja barroca San Ignazio Di Loyola percebemos que foi pintada um cúpula falsa no seu interior, na altura devido à falta de dinheiro, mas hoje é considerado uma obra de arte e uma fantástica ilusão de óptica. O penúltimo sítio visitado foi a Fontana de Trevi e por fim terminamos a nossa excursão na Praça de Espanha, onde a guia contou-nos divertidas curiosidades.

Roteiro Roma2-blogbeautifuldreams
Na linda Fontana di Trevi

O meu esforço foi enorme, mas consegui subir todas as  escadas que dão acesso à Trinità dei Monti. Visitamos apenas pela entrada, oos jardins Borghese. Foi o único sítio que não conseguimos visitar e descemos a praça até à Via del Babuino. Procuramos um sítio para almoçar. Encontramos um restaurante agradável, Spontini. A pizza estava muito boa, excepto uma situação, o forte tempero de queijo que estava um exagero (principalmente para mim que não sou uma cheese lover).

Seguimos a pé para o Vaticano, antes ainda passámos pelo Castelo S’Angelo. Sempre em frente até à Praça de São Pedro (que na televisão parece bem maior), perdidos no meio de tantas pessoas, lá conseguimos o caminho para o Museu do Vaticano. Um conselho: Sempre ouvi dizer que as filas são enormes para entrar, mas naquele dia tivemos sorte, só esperamos cerca de 10 minutos para sermos atendidos, porque fomos quase na altura de fechar as bilheteiras, faltavam 30 minutos para as 16h que é quando fecham. O preço é um pouco excessivo (17 euros), mas conseguimos ver toda a colecção do Vaticano e ainda a Capela Sistina (vale mesmo a pena, é linda e tal como imaginei). A Basílica de São Pedro é enorme e grandiosa, repleta de grandes obras importantes, como a Pietá, este é outro ponto que merece ser visitado.

Roteiro Roma5-blogbeautifuldreams
Pietá

Depois de umas horas a visitar o máximo possível, fomos comprar recordações e lanchar à sombra, ainda tínhamos uma longa caminhada de volta ao hotel. Passamos por um Museu de Cera e decidimos ir espreitar, não era tão apresentável como o Madame Tussauds, mas deu para dar umas valentes risadas. Procuramos um sítio para jantar (já não sei o nome) mas jantei uma salada mediterrânea. A sobremesa só podia ser um gelado. Amanhã esperava-nos outro grande dia, a caminho de uma nova cidade, Florença.

Hotel Atlantico

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s