O Violino Vermelho

Título: Le violon rouge
Ano: 1998
Realização: François Girard
Interpretes: Carlo Cecchi, Jean-Luc Bideau, Christoph Koncz…
Sinopse: Um violino perfeitamente produzido e pintado numa cor vermelho vivo é apresentada a sua história durante 3 séculos. Onde diferentes donos o adoram e até percorre diferentes países até chegar ao leilão onde será vendido.

Uma história inspiradora e divinal que acompanha durante gerações o destino de um violino, criado com sopro a morte e com essência a tristeza. Num drama multi-língua temos um conto original onde o verdadeiro protagonista é um objecto. O famoso violino vermelho está à venda em leilão por um milhão de euros. Todos sabem quem foi os seus donos anteriores e o seu fabricante, mas ninguém conhece a sua história. Estamos em Itália em 1681, Bussotti, um fabricante conhecido, decide criar com amor um violino para o seu filho que está para nascer. Por infortúnio do destino, a sua esposa morre durante o parto e o seu filho também. A partir daí começa a jornada  do violino de dono para dono e país para país. Os anos passam mas a sua música e beleza perduram, assim como a curiosidade de todos tocarem nas suas cordas.

Red Violin-2

Apesar de ser galardoado com vários prémios de melhor filme estrangeiro, conseguiu apenas o Óscar de Melhor Banda Sonora. Como sendo um filme de música, esta categoria é das mais importantes. Contudo o intenso enredo foi dos factores que mais me fascinou. A narrativa nada previsível fica completa com uma história com drama, comédia e muito factor humano. “O Violino Vermelho” faz-nos pensar. Gosto de filmes assim. Nós, humanos, nascemos, vivemos e morremos, mas os objectos materiais continuam por cá para contar a nossa história. As nossas glórias e tristezas. Até que é herdado pela próxima geração e aí também contar as suas experiências. Gostei bastante. O blogue atribui 4 estrelas em 5.

golden_star2golden_star2golden_star2golden_star2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s