Os melhores filmes sobre relacionamentos homossexuais

Cada vez mais o cinema, dissector de histórias, apresenta-nos diferentes pontos de observação sobre personagens. Os relacionamentos homossexuais começaram finalmente a receber espaço na 7ª arte. Narrativas, algumas controversas, que se focam no amor entre pessoas do mesmo sexo, ou então faz parte de uma referência para o desenvolvimento da personagem.

O segredo de Brokeback Mountain (2005)

Realizado por Ang Lee e criado por Annie Proulx e Larry McMurtry temos a história de um amor proibido e secreto entre dois cowboys que se encontram em Brokeback Mountain. Durante anos seguimos a vida destes dois homens que descobrem o amor no cimo das montanhas. Os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal são os protagonistas neste filme nomeado para os Óscares.

Resultado de imagem para Brokeback Mountain gif

Filadélfia (1993)

Num filme mais dramático, seguimos a história de Adrew Beckett (Tom Hanks) um homem infetado com o vírus da Sida é despedido da empresa onde trabalha devido à sua condição. Indignado contrata um advogado homofóbico em tempo limitado como seu único defensor para processar a empresa de indevida demissão. No elenco temos Denzel Washington e Antonio Banderas. Filadélfia conseguiu três Óscares da Academia: Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Argumento Original e Melhor Caracterização.

Imagem relacionada

Chama-me pelo teu nome (2017)

O mais recente filme é “Chama-me pelo teu nome” de Luca Guadagnino. Um filme bonito que se foca na iminência do primeiro amor. Elio um jovem que está a passar férias em Itália com a família, conhece Oliver um estudante americano que apareceu para ajudar do seu pai num estudo. Juntos compreendem que poeticamente uma forte conexão existe entre ambos. Os últimos 10 minutos finais são de partir o coração. Esteve nomeado para o Óscar de Melhor Filme, mas apenas conseguiu o de Melhor Argumento Adaptado.

Resultado de imagem para call me by your name gif

Os rapazes não choram (1999)

Protagonizado por Hilary Swank, “Os Rapazes não choram” é uma história original, baseado em factos reais de Kimberly Pierce, também realizadora e Andy Beinen. Brandon Teena chegou recentemente a Nebraska. Diverte-se com os amigos, bebe, e surfa. Assim conhece algumas raparigas. Começa a sentir uma atração por Lana. Contudo Brandon esconde um segredo. Na verdade o seu nome é Tenna Brandon e nasceu mulher. Quando os habitantes da vila descobrem a sua vida radicalmente. Recebeu dois Óscares este filme de Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária.

Resultado de imagem para Boys Don't Cry gif

Milk (2008)

Baseado numa história verídica de Harvey Milk e a sua luta como um ativista gay que lutou pelos direitos gay. Tornou-se no primeiro gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia como supervisor da cidade de São Francisco. A sua luta insistente foi retratada neste filme de Gus Van Sant. Recebeu uma mão cheia de Óscares: Melhor Ator para Sean Penn, Melhor Argumento Original, Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Secundário, Melhor Caracterização, Melhor Banda Sonora e Melhor Montagem.

Resultado de imagem para milk movie gif

A Single Man (2009)

Na década de 1960, um professor de inglês, George, protagonizado por Colin Firth vê-se numa situação difícil, incapaz de conciliar a sua vida, um ano após a morte do seu namorado. Realizado por Tom Ford, este é um filme que se foca nas emoções reais de perder alguém e nas dúvidas da vida. George terá de encontrar o melhor caminho. “A Single Man” não recebeu nenhum Óscar mas Colin Firth esteve indicado para Melhor Ator.

Resultado de imagem para A Single Man gif

Casa de Doidas (1996)

Um bom filme de comédia com as interpretações de Robin Williams e Gene Hackman. Numa história original de Jean Poiret, baseado numa peça teatral e Francis Veber. O filme foi realizado por Mike Nichols. O proprietário de um cabaret gay e o seu companheiro drag queen terão de fingir-se heterossexuais para a namorada do filho com os pais demasiadamente moralistas. O filme esteve nomeado para melhor direção de arte. Uma comédia mesmo divertida.

Resultado de imagem para The Birdcage movie gif

Carol (2015)

O romance entre duas mulher é apresentado neste filme que se baseia nos anos 50. Therese desenvolve uma relação íntima com uma mulher mais velha. As delicadas interpretações  valeram as nomeações de Rooney Mara para melhor Atriz Secundária e a Cate Blanchett para Melhor Atriz Principal. “Carol” esteve também nomeado para Melhor Filme e Argumento Adaptado.

Resultado de imagem para carol gif

Jogo da Imitação (2014)

Uma história verídica de Alan Turing, o inventor do primeiro computador. Um herói da Segunda Guerra Mundial, que possibilitou a vitória dos Aliados. Contudo a sua vida ficou marcada pela sua homossexualidade que na época era vista como algo muito ofensivo. A interpretação de Benedict Cumberbatch foi excepcional. Conseguiu uma nomeação de Óscar, mas apenas ganhou o Óscar de Melhor Argumento Adaptado.

Imagem relacionada

Moonlight (2016)

Ainda nas bocas do mundo pelos Óscares do ano passado, “Moonlight” é muito mais do que isso. Explicado em forma de crónica, conhecemos a criança e adolescente até ao adulto de um afro-americano que é um homossexual a viver em Miami. Conseguiu o Óscar de Melhor Filme, Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Adaptado.

Resultado de imagem para moonlight movie  gif

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s