Tutorial Wedding Dress Katniss Everdeen

Prometido é devido. Nesta publicação vou apresentar o processo do fabrico do cosplay da versão do vestido de noiva e vestido mockingjay da Katniss Everdeen, protagonista da saga “Hunger Games“. Optei por fazer este vestido para participar no Concurso de Cosplay “Heróis do Cosplay” e como gostei do design completo, decidi arriscar.

Em cima podemos verificar as imagens de referência que utilizei para realizar o vestido. A minha ideia era tal como no filme, no skit criar a ideia de mudança de roupa, como podem ver no vídeo abaixo.

Depois de fazer o estudo do vestido e verificar quais os materiais que precisava, avancei para a concepção do saiote.

 Primeira tentativa de fazer o saiote. Não podia utilizar uma armação, porque em palco este vestido ia sair e dar lugar ao vestido mockingjay. Este tentativa saiu falhada. Precisava mais volume com tule no saiote. Precisei de quatro camadas de tule grosso para dar volume ao vestido. Na segunda imagem temos o corpete. Esta até foi a parte mais fácil. Depois de conseguir o molde do corpete, passei para tecido e juntei as partes. Para dar mais volume ao peito e para identificar-se mais com noiva, costurei um soutiã volumoso à frente.

Molde do tecido para a base da saia do vestido. Este foi um tecido mais barato, pois apenas era necessário para separar o tule do saiote da organza. Na segunda imagem temos muita fofura. Esta foi a parte mais dolorosa do vestido. E acreditem em mim, precisava de mais (muito mais). Em tule fino cortei tiras de 8 centímetros de atura e com uma agulha juntei em folhos. Depois costurei ao vestido em três filas (mas para ficar mais igual ao original façam 5 filas). Muito tempo aqui perdido. Depois foi só juntar os folhos à organza que estava em cima da base do vestido. Em cima dos folhos de tule, acrescentar uma fita branca (utilizei muita fita também neste vestido).

Não podia ver mais folhos de tule. Depois disto não quero mais trabalhar em tule. Primeira prova do vestido com apenas uma camada de organza. O vermelho e laranja que se nota em baixo é tule que adicionei para criar o efeito de fogo, enquanto rodo o tiro o vestido (quem viu o filme conhece). Foi só costurar o tule ao tule do saiote. Na terceira imagem estou a acrescentar a segunda camada de organza ao vestido. Depois é só costurar.

Na primeira imagem, teste com a terceira camada de organza. Testado e aprovado agora mãos-à-obra e coser. Final teste, mas ainda não me agradou como ficou o templates da organza. Fiz umas pequenas modificações. Metade do peito já com penas no corpete. Na terceira imagem temos a traseira do vestido. Gostei como ficou, só faltava acrescentar o laço comprido com a fita branca.

Na primeira imagem estava a cinco dias evento. Ainda estava a colar penas ao corpete. Não é difícil este passo, o problema é mesmo a sujeira que cria. Penas por todo o lado. Duas semanas após isto ainda encontrava penas pela casa. Estas são penas daqueles cachecóis de plumas que se vê à venda. Na segunda imagem temos a peça utilizada no peito da Katniss. Um pássaro que tem o comprimento desde a barriga à cabeça. Depois de fazer o molde num pedaço de papel, utilizei cola quente em cima de um plástico para decalcar a forma. Gostei muito do resultado. Depois de seco, pintei num cinzento baço. Depois voltei a pintar com um cinzento metálico. No final utilizei cola com purpurinas para dar brilho e ainda acrescentei falsas jóias de decoração. São duas peças uma frontal e outra traseira.

Na primeira imagem o vestido mockingjay ainda em desenvolvimento. Utilizei um tecido azul escuro, elástico para este vestido. Depois o seu corte é bastante básico. Depois de juntar as duas peças, desenhei com um giz os efeitos brilhantes de penas. Com a imagem de referência ao lado. Com um giz decalquei um desenho em estilo random, já que a imagem não é muito nítida. Depois pintei com tinta branca de decido e tinta cinzenta brilhante para um contraste de cor. No final adicionei purpurinas e decorações brilhantes a imitar jóias. Na segunda imagem as penas em Eva, pinceladas com verniz azul para criar um efeito brilhante de tinta e adicionei purpurinas (nunca é demais). Estas penas era para as asas do vestido mockingjay. Colei com cola quente estas penas e um tecido preto com a forma de duas asas.

Voilá tudo pronto. Se precisarem que esclareça alguma dúvida, estejam à vontade em perguntar. Este foi o cosplay mais complexo e demorado que fiz, mas consegui ficar feliz com o resultado.

Anúncios