Yuri!!! on Ice

Comecei a ver este anime como uma sugestão de um amigo. Yuri on Ice não me era estranho, pois, por todo o lado falava-se sobre o assunto. Resolvi ceder ao pedido e comecei a assistir ao anime que fez sensação no ano passado. Patinagem no gelo, era um desporto que me fascinava. Contudo nunca tinha prestado muito atenção, isso até ver Yuri on Ice. Este anime captou a minha atenção logo na música de abertura. “History Maker” de Dean Fujioka. Um som penetrante e motivador que nos dá vontade de seguir os nossos sonhos e ficamos com a sensação que somos capazes de tudo.

É ao som de “History Maker” que nos identificamos com o protagonista, Yuri Katsuki, um falhado patinador a que tudo lhe corre mal. Perdeu o Grande Prix e volta para casa após anos afastado. A sua vida muda completamente quando Viktor Nikiforov da equipa da Rússia e considerado como o campeão da patinagem, o aceita como seu pupilo. Ambos treinam intensivamente para Yuri conseguir o Grande Prémio de Patinagem Artística. No entanto pelo caminho aparecem alguns rivais, é o caso de Yuri Plisetsky um jovem patinador prodígio de apenas 15 anos que deseja a atenção de Viktor e a vitória a Yuri.

A história desenvolvida Mitsurō Kubo, com a realização de Sayo Yamamoto merece destaque pela banda sonora, composta por Taro Umebayashi  e a coreografia pensada pelo patinador Kenji Miyamoto. Todos os detalhes foram desenvolvidos para a criação deste espectáculo de animação.

O primeiro apontamento que recebemos do anime, além da banda sonora é a qualidade da animação. Elementos bem desenhados e com inspiração a paisagens reais, fomentam de forma positiva esta produção. A história central foi muito aclamada pela crítica, o amor apresentado pelos protagonistas é real e livre de preconceitos. Além disso apostam bastante na diversidade cultural e racial. Este anime pretende mudar opiniões nas diferentes áreas. A relação entre pessoas do mesmo sexo não é mediaticamente comentado no Japão, no entanto este anime arriscou nesse desenvolvimento e só conseguiu elogios pela crítica. “Yuri!!! On Ice” é um anime reconhecido e já arrecadou diversos prémios.

Aconselho a assistirem a este anime, pois a narrativa é diferente ao que estamos habituados e com a fantástica banda sonora acompanhamos os sentimentos mais profundos das personagens enquanto interpretam os seus temas, patinando no gelo.

Anúncios