Os Condenados de Shawshank

Título: The Shawshank Redemption
Ano: 1994
Realização: Frank Darabont
Interpretes: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton…
Sinopse: Dois prisioneiros, ligados por uns anos ao mesmo espaço criam uma forte ligação através do caminho da redenção.

shawshank-redemption-3

Se há filmes que nos mudam a vida, este é um deles. Inspirado num conto de Stephen King, surge uma história pelo caminho da redenção.Um filme pacato, mas com uma grandiosa lição de moral. No epicentro desta produção temos isso mesmo, a moralidade humana. Nunca é tarde de mais para optarmos pelo bem, mesmo quando parecemos encurralados na nossa vida. Que quase sempre nos lixa. Temos de contornar o destino. Mãos-à-obra que para alcançarmos o pico da felicidade temos que trabalhar nisso.

Andy Dufrene (Tim Robbins) um bancário, foi acusado de assassinar a sua esposa e amante desta, à queima-roupa. Acusava-se de inocente, mas as provas refutam o contrário. É imediatamente enviado para Shawshank, para prisão perpetua. A vida na prisão não é fácil. Homens que se consideram reis do espaço, marcam a sua posição e Andy sofre por isso. Conhece Red (Morgan Freeman) com quem trava uma excelente amizade. Ambos percebem-se e comunicam entre si, com conversas filosóficas repletas de ideologias e sonhos. Durante anos, a vida na prisão de Andy começa a mudar, quando percebem que os seus conhecimentos de economia são uma mais-valia.

shawshank-redemption-1

Agora percebo porque este filme, mantém-se várias vezes no topo do ranking de melhores filmes. A história é inspiradora e tão completa que mesmo depois do filme, nos faz pensar. Esta obra cinematográfica está bem compactada a nível de qualidade. O desempenho dos atores é forte, assim como a qualidade do argumento. Apesar do arranque demorado do trama, o fluxo do filme mantém-se sem pausas. Não conseguiu nenhum Oscar da Academia, mas hoje posso dizer que já não se fazem filmes assim.

“I guess it comes down a simple choice: Get busy living, or get busy dying.”

Anúncios

4 thoughts on “Os Condenados de Shawshank

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s