Saltar para o conteúdo

Filmes biográficos musicais

A música está em todo o lado, mas será que conhecemos a verdadeira história de quem canta? Já foram realizados imensos filmes biográficos, mas são menos os das personalidades que usam a sua voz. O Beautifuldreams realizou uma lista dos filmes biográficos musicais e de como a música pode mudar opiniões.

Amália

amalia2
Neste filme português de 2008 conhecemos melhor a vida da fadista portuguesa Amália, e das cantoras que mais fama trouxe para o nosso país no estrangeiro. É a atriz Sandra Barata Belo que interpreta-a numa envolvente dramática e boémia da altura. Acompanhamos o seu percurso musical, mas nada fácil. A  interpretação da atriz está brilhante.

Walk the line

cms-image-004587814

Em 2005, Walk the line era um filme que estava nos olhos do mundo, nomeado para os Oscars, ganhou o de melhor atriz,com a interpretação de Reese Whiterspoon. Além disso este era um filme escuro mas realístico do lado negro da fama, e do sucesso do cantor Jonnhy Cash, interpretado por Joaquin Phoenix.

Selena

Jennifer_Lopez_as_Selena

A atriz/cantora Jennifer Lopez é Selena no filme de 1997 com o mesmo nome. Esta história trágica e verídica da cantora latina que inovou o mundo da música com as suas danças e indumentárias de espectáculo. A sua música latina impulsionava as pessoas a dançarem e a divertirem-se, encheu estádios com a sua simpatia e musicalidade, no entanto teve um fim trágico, quando foi assassinada a mando da irmã.

Elvis

rhys-meyers-elvisx

O ator Jonathan Rhys Meyers brilhou com a sua interpretação do famoso música de poupa, pés dançantes e de viola que conquistava o coração das mulheres, Elvis. Num filme televisivo com o mesmo nome, Jonathan interpreta o jovem Elvis e o longo caminho que teve até chegar à fama. E sua vida está toda retratada no filme do fracasso ao sucesso.

Não estou aí

imnotthere

Em 2007 a atriz Cate Blanchett foi nomeada aos Oscars com a sua interpretação no filme I´m not There. Neste filme a vida do cantor Bob Dylan é retratada pelo olhar de outras personalidades. Histórias que são rumores ou verdades numa mítica perfomance da vida do cantor. Num filme a preto e branco retratado como se assim se passa-se na época.

Ray

Ray-HD-Movie-2004-3

Jamie Foxx volta a dar vida ao famoso cantor de Jazz, Ray Charles. Em 2004 o filme estreava e estava na mira dos Oscares também. Uma excelente interpretação de Jamie que canta e imita o cantor, com os seus tiques e performances. Hit the road Jack, e I got a woman são temas que vamos ouvir no filme, e como a vida de Ray foi complicada que apesar de ser cego conseguiu ter sucesso.

Runaways

The-Runaways-Fanart-the-runaways-movie-28252573-500-300

Em 2010 as jovens Dakota Fanning e Kristen Stewart eram Joan Jett e Cherie Currie. Uma das primeiras bandas femininas a liderar os tops musicais. A irreverência, rebeldia, sensualidade estava lá, o rock ´n roll tinha um novo sentido. Nos anos 70 Joan e Cherie eram apenas adolescentes, mas a música corria-lhe nas veias. Apesar de este filme focar-se mais na relação entre as duas, a música também está presente.

La Bamba

la-bamba

Em 1987 o filme La Bamba estreou. A história focava-se na vida complicada, mas no sucesso fulminante da música rock de Ritchie Valens e da sua banda. Infelizmente faleceu com apenas 17 anos, num acidente de aviação, com Buddy Holly e Big Bopper. A vida de Ritchie foi curta, no início do filme acompanhamos a família do protagonista com dificuldades económicas, e da sua amizade e rivalidade com o irmão.

La vie en rose

lver6
La vie en rose é um filme biográfico da cantora Edith Piaf e vencedor de um Oscar e melhor interpretação para a atriz Marion Cotillard. Acompanhamos a infância complicada de Edith, até à descoberta do seu talento musical, à sua voz angelical que comoveu a França e o mundo, à trágica vida romântica, passando por períodos cheios de excessos, até ao final da sua carreira. No je ne regrette rien é a sua música que conquistou o público e um hino final à sua vida.

The Doors – O mito de uma geração

Filmes-sobre-icones-da-música-proibido-ler-Jim-Doors
É o ator Val Kilmer que dá a vida ao cantor Jim Morrison no filme de 1991. Em The Doors (nome da banda de Jim Morrison) acompanhamos o rock de 1960 da banda em geral, mas principal do cantor principal/compositor. Desde os dias de Morrison na faculdade de cinema UCLA até à sua morte em Paris no ano de 1971, no vida rodeada de excessos.

Amadeus

Amadeus146
Amadeus tem tanto de génio como de louco. Em 1984, este filme ganhou o Oscar de Melhor Filme, acompanhamos a história de Wolfgang Amadeus Mozart, contada pelo seu secreto rival Antonio Salieri, que se encontra atualmente numa instituição psiquiátrica. Mozart, cresceu como um menino prodígio, desde muito novo já criava as suas próprias sinfonia no piano. O seu prodígio tornou-o mimado e incontrolável, mas talvez é assim que os génios são.

Categorias

Listas

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: