Saltar para o conteúdo

Especial Dia Mundial da Criança

Desenhos Animados dos anos 90

Comemorou-se o Dia Mundial da Criança, mas o Beautifuldreams, não podia deixar passar esta data em claro. Por isso, a pensar no mais novos e não só, realizamos uma lista dos desenhos animados de mais sucesso dos anos 90. Conhecem alguns?

Todos conhecemos este super-herói que tenho como poder, ser como as aranhas. Isso mesmo Spiderman. Criado em 1994 esta série animada foi criada pelo seu “pai” Stan Lee. A série teve cinco temporadas com um total de 65 episódios. A história já a todos conhecem, mas nunca é de mais relembrar. Peter Parker um adolescente normal que vivia com os seus tios, devido ao falecimento dos seus pais num acidente é mordido de forma acidental por uma aranha geneticamente modificada. A partir daí a sua vida muda drasticamente pois com os poderosos poderes de aranha decide salvar Nova Iorque de assaltantes. Mas a história complica-se quando aparecem vilões a sério como o Dr. Octopus, o Lagarto, Venon e o Duende Verde. Será possível um jovem normal conciliar a sua vida de adolescente, com a sua paixoneta Mary Jane e ainda salvar a população da cidade. Parece difícil mas o nosso herói consegue.

O épico Dragon Ball começou em 1986 a sair em formato de manga, mas mais tarde conseguiu o formato televisivo. Foi considerado um sucesso estrondoso, tanto que até hoje é considerado como um dos melhores animes de sempre, devido à motivação e força das personagens. A história tem como personagem principal Songoku. Ainda em criança nasceu com rabo de macaco que vive sozinho nas montanhas desde a morte do seu avô. Um certo dia, Goku conhece Bulma, que procura as 7 bolas de cristal. Quando as 7 bolas de cristal estão juntas aparece no céu o Dragão Shenron que permite realizar um desejo. Bulma consegue convenser Son Goku a acompanha-la na busca das bolas de cristal. Durante a viagem eles fazem vários amigos. O sucesso foi tanto que a televisão portuguesa, repetiu os episódios vezes e vezes sem conta, até chegar ao derradeiro fim.

Migthy Max surgiu em 1994 e contava com duas temporada, num total de 40 episódios. Max é um rapaz rebelde que não gosta muito da escola. Um dia, recebe uma encomenda com uma estatueta que contém um boné com o poder de abrir portas do espaço-temporal. Este poder foi lhe confiado pela ave Vergil para Max salvar o equilíbrio cósmico do Universo. Durante as suas aventuras Max conta com ajuda de Norman, um forte guerreiro, e esporádicamente por vários amigos e pela sua mãe. O maior inimigo de Mighty Max é Skullmaster, um terrivel vilão que pretende adquirir a chave do Mighty Max.

As Três Irmãs é uma série de histórias criada por Roser Capdevilla, em 1983. A escritora inspirou-se nas suas filhas. Os livros tiveram tanto sucesso que em 1994 foram criados para desenhos animados. Até hoje, a série foi dobrada em 35 linguas e passou em 158 países. Até 2004 foram feitos 104 episódios.
Em cada história, as gémeas fazem algo de errado e, como castigo, a Bruxa envia as irmãs para um conto de fadas, uma história clássica, ou para o passado onde embarcam em aventuras com figuras históricas famosas.

O anime “Navegante da Lua” foi baseado na Manga “Sailor V”, criado por Naoko Takeuchi em 1991. A série começou a ser produzida pela “Toei Animation” em 1992, cuja a 1º temporada teve 46 episódios. A Bunny é uma rapariga de 14 anos muito alegre e um pouco desmiolada que vive em Tokio no Japão. Mais tarde, Bunny salva um gato, que momentos depois aparece no quarto da jovem, falando e afirmando que se chamava Luna. Aí a gata mostra os verdadeiros poderes da Bunny, transformando-se na Navegante da Lua. Luna conta a Bunny que agora é uma guerreira e tem de combater o Reino das Trevas e encontrar a Princesa da Lua.

Os Motoratos de Marte, foi uma série foi criada por Rick Ungar em 1993 nos Estados Unidos e durou três temporadas antes de ter sido cancelada. Foram produzidos 65 episódios pela New World International em associação com a Marvel Productions. A série conta a história de 3 ratos antropomórficos o Bugias, o Modo, e o Vinnie que escaparam á guerra em Marte, o seu planeta Natal. Marte foi atacado pelos Plutarquianos (habitantes de Plutárquio) que procuravam novos recursos naturais para o seu planeta. Os ratos desenbarcaram no planeta Terra, na cidade de Chicago onde fizeram amizade com a mecânica Charley. O Plutarkiano Limburger veio tambem para a Terra para roubar os seus recursos naturais, mas os Motoratos fazem tudo impedir que o Limburger e os seus ajudantes levem os seus planos afim. Tudo isto ao som do rock n’ roll!!

Cinderella foi uma série foi produzida em 95, e tem 26 episódios, com música de Giovanni Sposito, e realização de Takaaki Ishiyama e Hiroshi Sasagawa. Cinderela é uma rapariga doce ingénua. Depois de o seu pai partir em viagem, a sua Madrasta e as suas filhas ordenam que Cinderela faça as tarefas domésticas da casa. Mas Cinderela não entra em desespero e conta com a ajuda dos seus amigos animais, Chouchou, Bingo, Poly e Papy. Cinderela consegue falar com eles graças ao feitiço da Madame Paulette. Cinderela irá conhecer Charles, um jovem simples por quem se apaixona. Mas o misterioso jovem guarda a sua verdadeira identidade, pois Charles é o príncipe do Reino Esmeralda.  A série passou entre 1996 e 2000 na televisão portuguesa.

A série “Samurai X” é uma adaptação da manga “Rurou ni Kenshin — Meiji Kenkaku Romantan”, criada por Nobuhiro Watsuki. O anime foi produzido em 95/96 pelos estúdios Gallop, com realização de Kazuhiro Furuhashi. A série é composta por 95 episódios.

Kenshin Himura é um guerreiro samurai da época Meiji(séc.XIX) que jurou nunca mais matar. Durante 10 anos Kenshin vagou pelo Japão até encontrar abrigo no Dojo Kamiya, onde conhece a jovem Kaoru Kamiya, que leccionava kendo no estilo Kamiya Kashin. Apesar dos desafios que constantemente se lhe colocam, Kenshin pensa em viver uma vida mais sossegada. Mas nem sempre é possível! O anime foi transmitido em 1999 em Portugal.

O anime “Pokémon” é baseado num videojogo criado por Satoshi Tajiri em 1995. O videojogo criado no Japão teve o nome “Pocket Monster” e mais tarde doi renomeado para Pokémon no Ocidente. O jogo tornou-se muito popular no Japão, consistia em tentar apanhar os 150 pokémons e ganhar a liga de Pokémons. Entretanto a empresa Nintendo decidiu produzir um anime para expandir a marca “Pokémon”. A primeira série é composta por 52 episódios.
Pokémon conta a história de Ash Ketchum, um rapaz de dez anos que vive na cidade de Pallet e sonha ser um mestre de pokémons. Como fez 10 anos chegou a hora de começar a sua jornada para tornar-se num metre de pokémons. O professor Oak dá a Ash a hipótese de escolher o seu primeiro Pokémon e Ash acaba por escolher o Pikachu.  Pelo caminho encontra amigos são Brock e Misty.

http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/qZpcaUNBhAcAoY7FYSCi/mov/1

Esta série americana foi criada por Ted Turner em 1990 e produzida por Andy Heyward, Robby Londres, Barbara Boxer e Nicholas Pyle. Foram criadas 6 séries num total de 113 episódios.
A série defende a Natureza, as Nações Unidas como uma organização, e os conceitos de globalização e o multiculturalismo. No final de cada episódio são deixadas concelhos de prevenção, civismo e não só. Gaia, o espírito da Terra, acorda de um sono de 100 anos e depara-se com a destruição do planeta por uma humandidade insensível. Temendo pelo futuro da Terra, Gaia entrega anéis mágicos a cinco jovens de várias partes do mundo – Wheeler (América do Norte), Linka (Europa Oriental), Gi (Asia), Kwame (África) e Ma-Ti (América do Sul) – e forma uma equipe que tentará evitar uma destruição ainda maior da Terra.



A série “X-men” é baseada na BD criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1963.
Os X-Men são um grupo de mutantes-humanos mas que nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade, devido a uma mutação do ADN. A série animada surgiu em 1992 e foi um sucesso demonstrando a luta dos nossos heróis contra o mal. A série teve imenso sucesso e foram produzidas 5 temporadas, de 1992 a 1997, num total de 76 episódios. É de reter que a série de animação não é fiel á banda desenhada, havendo algumas ligeiras diferenças.

Os X-MEN foram criados pelo Professor Xavier. Ele também é um mutante e acredita que humanos e mutantes podem viver pacificamente. Como tal criou uma escola para mutantes para ajuda-los a controlar os seus poderes e a usa-los para o bem. Um dos principais vilões da série é Magneto que tem ideias diferentes do professor Xavier.

Os “Cavaleiros do Zodíaco” começaram por ser uma manga criada por Masami Kurumada em 1986. Nesse mesmo ano começou a ser adaptada para uma série de anime pelos estúdios Toe. A série tem 114 episódios, divididos em 6 sagas. Seiya é um jovem órfão que procura a sua irmã. Ele tornou-se num cavaleiro, e foi premiado com uma armadura de Bronze, o Pégasus. Ele concordou em participar num torneio onde vários cavaleiros lutam entre si, com a esperança que a sua irmã o pudesse ver na TV. Este torneio é organizado por Saori Kido, que é a reencarnação de Athena. Mas entretanto aparecem várias forças do mal, e os cavaleiros de Bronze enfrentam grandes combates para proteger Athena. Após a luta contra os cavaleiros negros, irão enfrentar os Cavaleiros de Prata e, em seguida, os terríveis Cavaleiros de Ouro, a elite dos cavaleiros…


A primeira aparição das Powerpuff Girls foi em 1998. Conseguindo 79 episódios em seis temporadas. A série narra a história de 3 meninas com super-poderes que protegem a cidade  Townsville. São a Bubles, Blessom e Batarcap, e foram fabricadas por um professor que gostava de fazer experiências. As meninas defendem a cidade de vários vilões que diariamente a ameaçam.

O anime sobre a história de Zorro de Johnston McCulley foi produzido em 1990 pela Toho Company e animada pela Ashi Production.
Não foi a primeira vez que um anime sobre Zorro foi planeado. Já em 1982 Hayao Miasaki tinha sido esboçado um projecto, mas este acabou por ficar na gaveta. No entanto, os estudios Ghibli chegaram a cooperar na realização deste anime. Chegou a Portugal em 1996. Diego é um jovem burguês que parte para Espanha para estudar enquanto a sua terra natal está sobre a ditadura do exército Espanhol. De regresso a casa, Diego decide ajudar o seu povo e esconde-se num disfarce a que dá o nome Zorro, para proteger os fracos e oprimidos.
Nas suas lutas com o exercito, o Zorro deixa a sua marca um “z”. Mais tarde Bernardo descobre o seu segredo e vai ajudar Diego nos combates com o exercito, como o pequeno Zorro. Diego é apaixonado por Lolita, mas para esconder a identidade de Zorro, Diego faz crer a todos que é um cobarde, preguiçoso e desajeitado.

Digimon foi um anime criado entre os anos de 1999 e 2000. Nasceu como jogos mas logo teve sucesso televisivo. A história gira em torno de um grupo de amigos e os seus digimons que lhe estavam destinados. Os miúdos estavam num acampamento quando caíram repentinamente no Mundo Digital. O grupo é constituído por Tai, Sora, Mimi, Matt, Joey, Izzy, TK e Kari, juntos são as crianças escolhidas para trazer o equilíbrio entre os dois mundos. Mas logo vão perceber que nem todos os digimons são amigáveis, juntos vão perceber o poder que tem como grupo, passando por muitas aventuras.

As Tartarugas Ninja foram um grande fenómeno no início dos anos 90. E tiveram diferentes séries animadas. Splinter era um mestre de arte marciais, que possuía uma loja de animais. Encontrou um grupo de quatro tartarugas abandonadas e deu-lhe o nome de pintores renascentistas: Michelangelo, Leonardo, Rafael e Donatello. Entretanto devido a substâncias modificadas as tartarugas ganham tamanho e o mestre transforma-se numa ratazana. Porém as jovens tartarugas mutantes, apesar de terem diferentes personalidades, partilham um gosto em comum: Pizza!!

Babar é uma personagem fictícia, protagonista do livro infantil francês L’Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. A história começa quando Babar ainda pequeno parte da floresta, até que chega a uma cidade onde começa a vestir-se como um homem. Mais tarde regressa á sua terra natal onde é coroado rei dos elefantes.
A história é baseada nos contos que Cecile, a esposa de Brunhoff, relatava aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. Este relato agradou os de tal forma que contaram ao seu pai, cuja ocupação era de artista e pintor. Em 1990 Babar transformou-se em desenho animado.

A série “Inspector Engenhocas” é uma co-produção Francesa, Canadiana e dos E.U.A, pelas empresas Dic, Nelvana e FR3. Foi criada por Andy Heyward, Jean Chalopin e Bruno Bianchi que também realizou a série. Foram produzidas duas séries entre 1983 e 1986, a primeira série tem 65 episódios e a segunda série 21 episódios. Gadget é um inspector muito especial da Interpol. Para além de ser bastante atrapalhado, ele tem integrado no seu corpo várias engenhocas para ajuda-lo a combater o mundo do crime, mais precisamente a organização do Dr. Claw.
As suas aventuras são acompanhadas pela sua sobrinha Sofia(Penny) e o cão Finório(Brain), que são a verdadeira chave do sucesso das missões de Gadget.

Categorias

Listas

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

0 opiniões sobre “Especial Dia Mundial da Criança Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: