Saltar para o conteúdo

Senhor dos Anéis – Um Mundo de Fantasia

Toda a história tem um início. Esta começa quando Bilbo descobriu o anel. Escrito por J. R.R. Tolkien, o Senhor dos Anéis é um romance de fantasia. Esta obra é a continuação do primeiro livro de Tolkien, o Hobbit. Sendo toda a história composta em três volumes e traduzido em mais de 40 línguas, os livros alcançaram o sucesso mundial. A história do Senhor dos Anéis ocorre num tempo e espaço imaginado, na Middle-Earth (Terra Média), na Terceira Era. Mais especificamente, segundo Tolkien numa Europa mitológica habitada tanto por humanos como por outros seres: elfos, orcs, hobbits e anões. A história narra o conflito entre o Bem e o Mal entre as diferentes criaturas. Os do lado bom pretendem evitar que o Anel do Poder, volte para as mãos do terrível Sauron, Senhor da Escuridão. A história segue o caminho levado pelo poderoso anel, que por destino coincidiu com Frodo Baggins, um pequeno hobbit do Shire, que conseguiu o anel através do seu tio Bilbo Bagggins. Frodo aceita a difícil missão de proteger o anel e evitar que este caia nas mãos erradas. Assim juntamente com os seus colegas de missão Gandalf (feiticeiro), Boromir (humano), Legolas (elfo), Aragorn (humano), Sam (hobbit), Merry e Pippin (hobbits) e Gimli (anão) deverá destruir o anel nas Montanhas da Perdição, local onde foi criado. Juntos formam a Irmandade do Anel. 

De 2001 a 2003 a obra de Tolkien foi adaptada ao cinema por Peter Jackson com o nome Senhor dos Anéis a Trilogia, e era composta pelo nome dos três livros do escritor. O primeiro filme e livro, A Irmandade do Anel, conta a história da descoberta do anel por Frodo e dos perigos que ele corria por possuir o anel, o mal andava à espreita. Através do seu amigo Gandalf, Frodo consegue esconder-se durante uns tempos na Terra dos Elfos e aí encontra um grupo que decide embarcar na mesma missão que este. A destruição do anel. Porém quando o grupo está a caminho , nas florestas são surpreendidos por uma raça chamada Uruk-hai (espécie de Orcs mas mais violentos). Durante a luta, a Irmandade separa-se: Frodo decide continuar o seu caminho sozinho, pois alguns querem apoderar-se do anel para proveito próprio, mas acaba por levar Sam consigo; Merry e Pippin são sequestrados; Boromir morre durante a batalha; Aragorn, Legolas e Gimli decidem resgatar os hobbits capturados.

No segundo filme/livro as Duas Torres, é a continuação da aventura. Os nossos heróis continuam a sua jornada, com o mesmo objectivo excepto que agora estão separados. Mais vulneráveis e cansados, vão ter que sobreviver ás forças do mal executadas por Saruman, servo de Sauron. Neste novo capítulo surge novas personagens, entre elas o misterioso e horripilante Gollum. Um ser que em outros tempos foi um hobbit, vive agora amaldiçoado com os aspecto medonho, sofrendo de dupla personalidade. Gollum foi descoberto por Frodo e Sam na sua viagem, pois este estava a tentar roubar o anel do poder, o seu precioso. Os portadores do anel não acreditam na inocência de Gollum e decidem aprisiona-lo. Em troca da sua liberdade, Gollum, promete levar os jovens até ás montanhas de Mordor, as Montanhas da Perdição. Apesar de o trato ser feito, Gollum mostra-se infiel e muito desconfiado, pois por um lado da sua personalidade decide ajuda-los a cumprir o objectivo, por outro lado insiste em matar Frodo e Sam e possuir o Anel. Mas Sam não se deixa enganar pelas intenções do antigo hobbit. O Regresso do Rei é a terceira parte da história. Aqui é referida a conclusão de toda a história de fantasia. Com o mesmo objectivo, mas com caminhos diferentes, a Irmandade do Anel depara-se com aventuras, lutas e decisões a ser tomadas. Batalhas entre o Bem e o Mal, entre o Mundo da Fantasia e o da Realidade. Nunca sabendo o que os espera, o grupo vai tentar a todo o custo sobreviver ás batalhas e conseguir o principal objectivo delineado. Serão que vão conseguir destruir o Anel do Poder?

Curiosidades:

  • Realizado por Peter Jackson demorou 18 meses a ser rodado o filme, que mais tarde dividiu-se em três partes: A Irmandade do Anel, As Duas Torres e o Regresso do Rei.
  • Entre a pré-produção, até à data da estreia do filme dos cinemas, ocupou 7 anos na vida do realizador. O script completo ocupava 400 páginas.
  • Todos os filmes juntos do Senhor dos Anéis
  • , foram galardoados com 17 Oscars.
  • O orçamento disponibilizado pela New Line para produzir os três filmes da série O Senhor dos Anéis foi de US$ 190 milhões.
  • Os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis foram rodados simultaneamente na Nova Zelândia, entre setembro de 1999 e março de 2001. Apenas após o término das filmagens é que começou o trabalho de montagem e pós-produção de cada um dos filmes.

Categorias

Filmes

beautifuldreams Ver todos

Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro escrever e ler. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries televisivas, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir.

0 opiniões sobre “Senhor dos Anéis – Um Mundo de Fantasia Deixe um comentário

  1. Adoro a trilogia do Senhor dos Anéis. =)
    E estou ansiosa para ver o novo filme O Hobbit.
    Merece tudo de bom do que se diz dele.
    E marcou definitivamente o seu espaço na literatura e no cinema.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: